Câncer de Mama
Cancro da mama ou câncer de mama é o cancro do tecido da mama.
Mundialmente, é a forma mais comum de cancro em mulheres - afectando, em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada nove a uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos no mundo ocidental.
É a segunda maior causa fatal de cancro em mulheres (depois do cancro do pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental.
Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o cancro da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.
Prevenção:
As áreas básicas de atenção do PAISM (Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher) devem oferecer atendimento: adolescentes, mulheres adultas e às que se encontram no climatério e velhice; ás mulheres que necessitam de cuidados durante o pré-natal, parto e puerpério; nas ações de ás mulheres em situação de violência doméstica e sexual; na prevenção do câncer cérvico planejamento familiar e reprodução humana; ás mulheres com atenção aos uterino e detecção precoce do câncer de mama; problemas de saúde relacionados ao trabalho.
A seguir citaremos exemplos de fatores de riscos gerais a serem avaliados junto à comunidade, lembrando que qualidade para cada faixa de idade a influência destes fatores é diferente:
Condições insalubres inadequada do saneamento - água, esgoto, destino de lixo; de moradia – quanto à organização do espaço x pessoas, ventilação, segurança.
Situação sócio-econômica precária – desemprego, subemprego, iluminação, etc. Transtornos do Precária higiene pessoal e ambiental; miséria, etc.
Relacionamento familiar – negligência, abandono, maus tratos, abuso físico, Consumo inadequado do alimento (acesso, qualidade e psicológico e sexual, etc. Estilo de vida de quantidade) – obesidade, toxinfecção, desnutrição, etc.
Risco para a saúde – alcoolismo, tabagismo, uso de outras drogas, sedentarismo, Antecedentes (histórico familiar) – hipertensão arterial, diabetes, etc. Não acompanhamento periódico doenças reumáticas, doença mental, câncer, etc.
Por serviços de saúde – vacinação, exames preventivos, etc. inclui ações educativas, preventivas, de diagnóstico, tratamento e recuperação, englobando a assistência à mulher em clínica ginecológica, no pré-natal, parto e puerpério, no climatério, em planejamento familiar, DST, câncer de colo de útero e de mama, além de outras necessidades identificadas a partir do perfil populacional das mulheres.